Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Goiânia - Vandalismo nas obras da Cow Parade revolta população

Espectadores criticam postura de vândalos. Para eles a depredação das obras é um desrespeito ao trabalho dos artistas locais.


Obra: "Oasis". Depredada por duas vezes.

Desde que chegou à capital, o circuito das esculturas de vacas atraem não somente a atenção de quem passa, mas provoca também reações contra as obras. As três vacas expostas, no Parque Vaca Brava, são as que mais sofrem. Elas tiveram partes retiradas, quebradas e arranhadas, já passaram por reparos e sofreram novamente com atos de vandalismo.

A situação tem causado muita revolta e comoção em grande parte da população. O empresário e estudante de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Lagoa, avalia negativamente as ações contra as obras. “Sou contra quem picha, suja, tenta roubar, porque desvaloriza o trabalho de uma pessoa.”

A estudante de Jornalismo, Tatiane Fernandes, também é contra atos que agridem as obras. “Eu fiquei um pouco decepcionada e triste com a reação de algumas pessoas com a exposição, porque é raro haver investimentos dessa magnitude na cultura, em Goiânia.”

A exposição, criada há 11 anos, já passou por 90 cidades no mundo. No Brasil a mostra percorreu as cidades de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Segundo os organizadores as esculturas são em formatos de vaca, porque representam algo mágico, são sagradas, históricas e despertam sorrisos.

Cow Parade em Goiânia

Várias esculturas de vacas, em fibra, pintadas por 50 artistas goianos ocupam pontos estratégicos da cidade. Segundo o produtor local, Sandro Torres, “a mostra é democrática e heterogênea, já que foram escolhidas pessoas diferentes, independente de serem artista, designer, arquiteto ou publicitário, para compor as obras”.

O circuito das vacas permanece em exposição, em Goiânia, até o dia 8 de maio.  Depois as peças serão leiloadas e, o dinheiro, revertido para instituições beneficentes. O lance inicial de cada peça é de R$ 5 mil. Confira a lista com a localização de cada obra no site: http://www.cowparade.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário