Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Obra de Guimarães Rosa é analisada em livro de professora da Faculdade Araguaia

Autora investiga processo criativo da obra ‘Tutaméia: Terceiras estórias’ através de textos originais.

 
O último trabalho publicado em vida de Guimarães Rosa (1908-1967) é objeto de estudo da professora da Faculdade Araguaia Sandra Paro, no livro ‘Crítica textual em Tutaméia: terceiras estórias no prosseguir, a travessia rítmica’. Nele, a autora investiga o percurso de criação da obra ‘Tutaméia: Terceiras estórias’, através da análise de manuscritos e datiloscritos deixados pelo escritor mineiro.
  
Segundo Sandra Paro, foram necessários aproximadamente dois anos e meio para a realização de seu trabalho. Para a professora, além da própria análise textual, o deslocamento e os processos burocráticos foram os maiores obstáculos para a produção de sua obra.

“Eu tive de ir até a cidade de Cordisburgo, em Minas Gerais, onde estão os manuscritos de Guimarães Rosa. Tive de pedir uma autorização ao Iphan daquele estado para conseguir estes documentos e para analisá-los e publicá-los. Depois é a análise propriamente dita que também é um pouco complexa”, relatou.

A análise do livro do escritor mineiro é a segunda produção literária publicada pela autora. Mestra em crítica literária, Sandra acredita que seu trabalho terá boa aceitação no meio acadêmico e literário.

Sandra Paro.
“É um livro recomendado para os amantes de literatura, filólogos, estudantes de Letras e de Comunicação. Enfim, os estudiosos de um modo geral com certeza irão gostar”, afirmou.
Lançado no início de abril, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ), ‘Crítica textual em Tutaméia: Terceiras estórias no prosseguir, a travessia rítmica’ pode ser adquirido através do site www.editoraprismas.com.

Sobre João Guimarães Rosa:

http://www.releituras.com/guimarosa_bio.asp

Sobre o livro ‘Crítica textual em Tutaméia: terceiras estórias no prosseguir, a travessia rítmica’:

http://editoraprismas.com/loja/product_info.php?products_id=82&osCsid=d04eb26a0d4d2b0323024db1567ac3dc

Um comentário:

  1. Uow! Mto bom! Bom saber disso! Vou querer o livro! E ainda vou pedir autógrafo da autora hehe! Vcs podiam era sortear um autografado aqui no blog hein! Chamaria uma atenção bacana! Weber, seu texto é excelente moço!

    ResponderExcluir